domingo, 27 de janeiro de 2008

Organização

Uma organização é uma combinação de esforços que têm por finalidade a realização de objectivo… Por meio de uma organização procura-se perseguir e alcançar objectivos a que nos propomos concretizar.

É tido em atenção os vários pormenores de eventuais falhas nos planos a realizar… É tido em conta as várias necessidades prováveis… São estabelecidos prazos e horários para cada etapa… São estabelecidos os vários procedimentos…
Uma organização é, portanto, o modo como é estruturado, dividido e sequenciado os vários passos necessários para atingir os objectivos estabelecidos…

Mas é possível imaginar todos os cenários possíveis? É possível prever todas as eventualidades? “A única coisa previsível numa organização é que sempre haverá imprevistos. O resto é apenas provável” (John Kenneth Galbraith).
Tudo o que organizamos tem de ser capaz de se adaptar às circunstâncias… Na execução de nossos planos, tudo pode correr mal…

Mas é quando provamos o nosso valor e capacidade de decisão… Não poderá ser quando nos perdemos numa viagem, que mais nos divertimos? O excesso de organização destrói a criatividade… E também nasce a promessa de não voltar a repetir-se, e na próxima, tudo será melhor planeado…

Sem comentários: