segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Antropónimo

“Que há um nome? Aquilo que chamamos rosa com qualquer outro nome seria igualmente doce” (William Shakeapeare, in Romeu e Julieta).
Somos muito mais do que um simples nome, que na realidade, nada diz sobre nós… Mas por ele, seremos recordados…

Porque todos nós somos conhecidos e referidos por um ou mais nomes, pelos quais nos designam… Palavras cujas origens e significados, muitas vezes, esbatem-se ao longo dos tempos, e por vezes, são para todo o sempre esquecidos…
Palavras (quase nunca) escolhidas por nós… Nem sempre do nosso gosto…

Mas escolhi um pseudónimo e este já transcende o meu próprio ser… Mesmo não me conhecendo, poderão saber quem é McLlyr…!

_______________

Antroponímia
do Gr. ánthropos, homem + ónyma, nome
s. f.,
ramo da filologia e da etnografia que estuda os nomes próprios de pessoas.

In http://www.priberam.pt/

2 comentários:

V. disse...

Somos mais que um nome, é verdade, mas acredito que em mim o nome tenha muita influêncai. Não devido àquelas características malucas que dizem estar associadas ao nome mas porque, para começar, nunca gstei dele e tenhosempre que me apresentar aos outros com um nome que não gosto.

Para mim, mais que um nome, uma marca que terei que carregar até ao fim da minha vida.

Pergunto-me como será existirmos e apresentarmo-nos com um nome que gostamos ...

João Mateus disse...

concordo plenamente que somos mais do que um nome, mas o nosso nome dá-nos a sensação de sermos alguem, na tropa uma coisa que me fazia imensa confusão era ser tratado por um numero... nunca me senti tão objecto como assim...