quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Egoísmo

Quando realmente amamos, somos capazes de grandes proezas…
Desistir de alguém por saber que será mais feliz com outrem…
Esmagar nosso coração, e ser apenas amigos…
Dar um abraço e impedir-nos de mais afecto…
Ter no pensamento e nunca referir seu nome…

Se o “egoísmo não é amor por nós próprios mas uma desvairada paixão por nós próprios” (Aristóteles)… Eu quero ser egoísta e amar-te…
Se por ser egoísta, coloco os meus interesses, desejos e necessidades em primeiro lugar… Eu quero ser egoísta e amar-te…
Não quero expurgar da minha alma, todo o sentimento de egoísmo, só para atingir a perfeição moral… Sou egoísta e quero dedicar-me a ti…

O que há de tão errado, em cuidar de nós mesmos e desejar o melhor para nós próprios?
Se por isso, faz de mim, egoísta… Eu sou egoísta.
Não preciso de magoar nem prejudicar, nada nem ninguém, para obter o que quero. Portanto, não vejo maldade em ser egoísta…

4 comentários:

Gi disse...

Ama todos os outros como te amas a ti ... neste Mundo, no fundo, tão pouco egoísta.

Hélder disse...

"O amor é a condição da alma em que pomos o bem estar de outrem à frente do nosso." Heinlein.

Assim sendo, podemos talvez dizer que o amor supera o egocentrismo, não o anula.

"Se não investes em ti, terás muito pouco para oferecer aos outros" Minha irmã! :D

Abraço.

V. disse...

E não é o altruísmo uma maior forma de egoísmo? (Mim)

E não é um acto egoísta chamar egoísta a outro?

Se não fores feliz dificilmente conseguirás fazer alguém feliz. (Mim)
Seja onde for.

Sê feliz. Se alguém não ficar feliz com a tua felicidade talvez seja esse alguém egoísta e esteja apenas a pensar na sua própria felicidade.

João Mateus disse...

palavras para que?
eu concordo em absoluto com Gione " ama todos como te amas a ti "