sábado, 15 de março de 2008

Quatro

O objectivo do problema dos quatro quatros é formar números inteiros usando quatro algarismos 4 e operações aritméticas elementares. Além da adição “+”, subtracção “-“, multiplicação “×”, divisão “/”, apenas são aceites a raiz quadrada “√”, a potenciação “xⁿ”, o factorial “n!” (produto ou fórmula do produto dos n primeiros números inteiros ou série natural), e o termial “n?” (representa a soma de todos os números inteiros positivos menores ou iguais a n).
Na expressão não pode figurar (além dos quatro quatros) nenhum algarismo ou letra ou símbolo algébrico que envolva letras, tais como : log., lim., etc.

Sempre considerei ser um problema interessante porque ajuda a exercitar o raciocínio, sem ser necessários grandes conhecimentos de matemática.
Contudo, proposto por Rui Chamas e Roger Chamas a questão é solucionada. Qualquer número natural n pode ser representado através de uma fórmula …
Lógico que a fórmula deveria ser recusada por utilizar o logaritmo

Além disso, não consigo utilizar a fórmula proposta…
Apesar dos esforços de me tentarem explicar o que é um logaritmo, continua a ser um botão na calculadora que me dá um resultado… E nem imagino o que sejam aqui os "radicais"… Compreendo tanto, como a sorte que advém da descoberta de um trevo de quatro folhas…

1 comentário:

V. disse...

reio que deveria ter prestado mais atenção ás aulas de matemática... lol