Contaram-me que “lua-de-mel” é uma expressão que tem origem na tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir hidromel, uma bebida adocicada e laxativa, que se obtém pela fermentação de mel adicionado com água, durante o primeiro ciclo lunar após o casamento para que o primeiro filho seja varão…
Mas nem tudo são disparates… “Coma muito mel e viverá muito e bem”. Os nossos antepassados, além de fonte de alimento, desde muito cedo que utilizam o mel na medicina e na cosmética, e com razão… Já conheciam as propriedades revigorantes deste doce segregado pelas abelhas…
O famoso banho com que Cleópatra suavizava a sua pele era à base de leite de burra e mel…
Gosto de adoçar leite e chá de limão com mel… E de comer mel às colheres, fingindo reconhecer a floração que dá aroma ao mel…Entretanto, desembrulho um rebuçado de mel que me foi oferecido para apaziguar a tosse que teima em persistir… Que também adoça a boca…
domingo, 9 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Não sabia a origem da expressão, mas eatas coisas são sempre engraçadas de se saber.
E acho que uma colherzita de mel sabe sempre bem. E fazer bem também faz, nem que seja para adoçar o dia!
Eu não gosto nada de mel, mas gosto do leite com mel e do bolo de mel da Madeira :)
Mel é bom!
Conhecia a origem da expressão :)
Experimenta, para a tosse, fazer este xarope: ralas cenouras, juntas mel, casca de limão, açucar mascavado e mel. Deixas repousar e criar o "melaço" e bebe. A mim apazigua um pouco a tosse, é saudável e saboroso.
Bjoka
Enviar um comentário