domingo, 2 de março de 2008

Contadores

Num palacete junto ao mar e rodeado dum amplo jardim, fico a conhecer como vivia a aristocracia portuguesa de finais do século XIX, início do século XX, e outras pequenas histórias do passado que merecem ser contadas…

O acervo é constituído por colecções de pintura, mobiliário, porcelana, ourivesaria e ainda pequenos núcleos de escultura, azulejos, têxteis, leques, vidros e "objectos de vitrine" nacionais e estrangeiros. Merece particular destaque a Crónica de El-Rei D. Afonso Henriques (1505) da autoria de Duarte Galvão, cuja iluminura do prólogo contém a mais antiga representação da cidade de Lisboa.

Também inclui vários contadores… Os contadores são uma versão do cabinet em Portugal no século XVII, em que as gavetas estão à vista. O cabinet móvel com gavetas, que surge no Renascimento, e assenta originalmente numa mesa. Evolui para móvel independente, em que a parte inferior, anteriormente a mesa, pode ser fechada ou aberta…Com tantas pequenas gavetas, úteis para guardar pequenos objectos… São, de facto, peças de mobiliário de utilização prática?

1 comentário:

Gi disse...

Eu adoro contadores destes com História e contadores como tu, de histórias ...