sábado, 29 de março de 2008

Deslumbramento

Na “Alegoria da Caverna” de Platão, este descreve o filósofo como um fugitivo capaz de fugir das amarras que prendem o homem comum às suas falsas crenças e, partindo na busca da verdade, consegue apreender um mundo mais amplo. Ao falar destas verdades para os homens acostumados às suas impressões, não apenas seria incompreendido como tomado por mentiroso…

A vida pode ser um sonho quando vivemos no deslumbramento da existência do que é ideal e na possibilidade da sua aplicação a tudo… Quando vivemos ofuscados por um e único bom exemplo… Quando vivemos a fantasia de uma vida perfeita… Mas não podemos habitar num mundo imaginário…

Amor pode trazer deslumbramento mas também pode ser deslumbrante… Quando vivido, é sonho e sofrimento… Viver a realidade pode ser doloroso quando não somos aptos a sentir fascínio nem encanto pelas maravilhas que nos rodeiam…

Mas antes habitar um mundo de contradições que uma fantasia irrealizável…

1 comentário:

V. disse...

Ninguém sabe o segredo do amor. Cada amor é único e feito pelos que se amam. Irreal? E o que é a realidade? Cada um tem a sua, pode ser saudável desde que se respeitem as realidades de cada um.

Se não fosse a hipótese de sonhar e habitar num mundo irreal de vez em quando quem seria livre?