sábado, 28 de junho de 2008

Minorias

“Numa sociedade global uma minoria é uma sociedade particular caracterizada por aspirar a um modo de viver próprio que a distingue do conjunto e que, de certo modo, a põe à parte. Uma minoria não está necessariamente afastada ou isolada da sociedade nacional. É por isso que nem sempre se identifica com um grupo marginal e não é necessariamente objecto de segregação. Uma minoria constitui-se como colectividade ou comunidade particular na base da raça, da língua, da religião ou de um género de vida e de cultura muito diferentes do resto do país ou conjunto. Deste modo se criam ligações afectivas e afinidades que tendem a afastar este grupo do resto da população ainda que ele se encontre disperso”(Dicionário de Ciências Sociais Alain Birou).

Somos seres únicos e especiais, mas temos direito à mesma dignidade social e somos iguais perante a lei (cf. art. 13.º da Constituição da República Portuguesa)…
O mundo é composto de minorias, a colectividade de grupos, a família de indivíduos… Encontramo-nos sempre em inferioridade numérica em relação aos restantes grupos…
Respeitar o que é diferente é respeitar o nosso direito a sermos diferentes…

1 comentário:

Gi disse...

Apesar de muitas vezes ser difícil o discernimento, termos consciência
de que devemos respeitar já é um bom começo ... eu falo por mim.