sexta-feira, 16 de maio de 2008

Seis

Em 1929 que o autor húngaro Frigyes Karinthy lançou, num livro de contos, a teoria de que o Mundo é uma pequena aldeia, onde todos se conhecem. Karinthy acreditava que a evolução do Mundo moderno assentava na ligação entre os seres humanos e defendia que, com os avanços da comunicação e da mobilidade, as relações pessoais tendiam a estreitar-se. Em 1967 Stanley Milgram, um investigador americano em comportamento social, veio comprovar a teoria de Karinthy através de um estudo sobre a conexão pessoal e o capital social das redes humanas.
Milgram descobriu que cada um de nós está a apenas seis graus separação de outro grupo de pessoas. Milgram chegou a este número através de uma experiência realizada com 160 pessoas que viviam em Boston e Omaha (Nebraska), nos EUA.
Ao final da experiência, Milgram descobriu que o número médio de intermediários entre os participantes da experiência era de seis pessoas.
Em 2001, Duncan Watts, professor da Universidade de Columbia, alargou o estudo à internet para provar a validade desta teoria, que muitos encaram como um mito urbano.

Inevitabilidade de todos nós termos um elo comum…! Então todos os nossos comportamentos terão repercussões em toda a aldeia…
Somos como uma meia dúzia de ovos que partilham a mesma caixa… Cerca de seis mil milhões de habitantes… Sei que parece uma visão claustrofóbica… Mas habitamos o mesmo mundo, a mesma caixa, e todos os nossos comportamento afectam todos nós…

2 comentários:

V. disse...

E os nossos comportamentos afectam bem mais do que pensamos. E como entre nós e aluém vão apenas 6 pesoas, a reciprocidade diz que entre alguém desconhecido e nós estão 6 pessoas, o que fazemos retorna. :)

Anónimo disse...

Isso quer dizer que se todos fossemos um bocadinho melhores, o Mundo era melhor.......