sexta-feira, 16 de maio de 2008

Família

“As irritações mais intensas, as zangas mais consistentes, os ódios mais antipáticos surgem habitualmente, e tal como deve ser, em relação às pessoas de quem mais se gosta e de quem se está mais perto: a família” (Isabel Leal)

É no seio de uma família em que nascemos e somos criados, independentemente, dos laços de consanguinidade ou afinidade que nos ligam…
Esse laços são imutáveis, apesar da relação desaparecer… Esses laços farão serve parte do nosso ser…
A família pertence às coisas naturais que envolvem a vida das pessoas…


É no seio da família que temos os encontros estruturantes da vida que nos levam a tomar consciência de sermos pessoas humanas em toda a complexidade e identidade que lhe é própria…

É no seio da família que descobrimos, igualmente, a nossa originalidade e as pertenças que nos definem
"É na família que fazemos a experiência de ser amados em primeiro lugar, e será na constituição de uma nova família que vamos poder realizar plenamente a capacidade de amar e ser amado que aprendemos em casa dos pais. Nela recebemos a herança fundamental da nossa vida que nos ensina o que somos, mas também será através da família que vamos poder transmitir aquilo que vivemos. A família não é uma coisa do passado, tal como não é do futuro exclusivamente, é indissociável da pessoa. Tentar, como acontece nos tempos em que estamos, desprezar a família ou substitui-la por outras realidades sociais é fazer com que a pessoa humana deixe de saber quem é, e em breve deixe de ser humana" (Pe. Duarte da Cunha).

“Toda a doutrina social que visa destruir a família é má, e para mais inaplicável. Quando se decompõe uma sociedade, o que se acha como resíduo final não é o indivíduo mas sim a família” (Victor Hugo).
Independentemente de como é uma família, o importante é ser uma família…

2 comentários:

V. disse...

Independentemente? isso daria pano para mangas! :)

Bj

Anónimo disse...

E nada melhor do que ser uma famíia, e ter uma família.
Bom fim de semana