sexta-feira, 2 de maio de 2008

Argumentos

Um argumento é um conjunto de afirmações encadeadas para defesa de um ponto de vista. O argumento é o elemento básico para a fundamentação de uma teoria.
Mas a força do argumento reside no termo médio, já que é apenas o veículo promotor do avanço lógico de todo o processo de raciocínio que pretende atingir uma conclusão, uma resposta à questão, um processo de raciocínio que progride do conhecido para o desconhecido (cf. Tomás de Aquino) …

Um argumento é uma exposição sucinta, uma história que se conta brevemente, para esclarecer as nossas ideias e pensamentos…
Segundo Raul Taborda Damonte, “um argumento é qualquer grupo de proposições tal que se afirme ser uma delas derivada das outras, as quais são consideradas provas evidentes da verdade da primeira”. Todo argumento tem uma estrutura, não é simplesmente uma colecção de proposições, mas deve possuir premissas como evidência e uma conclusão que corrobore. O argumento, portanto, é uma operação verbal do pensamento que consiste em encadear juízos e deles tirar uma conclusão ou resposta.

1 comentário:

Gi disse...

Um argumento não tem, necessariamente, de ser uma exposição sucinta...