quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Mama

Para muitos de nós, a primeira refeição, fora do útero, foi o leite materno que chuchamos das tetas das mamas das nossas mães…
O leite materno é o melhor alimento para o bebé nos primeiros meses de vida. É natural e produz crianças mais fortes e mais inteligentes.
A amamentação, não traz benefícios apenas para o bebé. É muito importante também para a mulher, a família e até para o planeta, pois trata-se, sem sombra de dúvidas do alimento mais ecológico.

Todos os bebés precisam do calor maternal. Várias pesquisas mostram que bebés que não tiveram contacto físico têm maior risco de adoecer e até de morrer. Na amamentação, o contacto físico é maior e proporciona à mãe e ao bebé um momento de proximidade diária. Essa ligação emocional muito forte e precoce pode facilitar o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com outras pessoas.

A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa. Não existe nada melhor que olhar um bebé de quatro meses de idade e saber que toda a nutrição que ele precisa vem de si.
Mas, para além do efeito psicológico, amamentar uma criança – a sua própria criança – contribui para várias melhorias físicas.
Por outro lado, os especialistas concluíram que a mulher que amamenta tem menos risco de contrair cancro da mama. A amamentação exclusiva protege contra anemia (deficiência de ferro) e previne ainda o aparecimento, na idade mais avançada, da osteoporose.

Sem comentários: