terça-feira, 28 de outubro de 2008

Boato

- Sabes da última!? Corre o rumor…
E segue-se um relato curto, anónimo e não confirmado quanto a um suposto evento…

As pessoas aproximam-se para ouvir melhor…

É tolice acreditar literalmente em boatos, mas é igualmente tolo descartá-los por inteiro, porque essas histórias revelam alguma coisa sobre as preocupações, interesses, esperanças e medos dos indivíduos e grupos que as transmitem.
As circunstâncias que favorecem a difusão de boatos incluem uma atmosfera de medo e incerteza provocada por alguma forma de crise, como guerras, ondas de fome, desemprego , epidemias e revoluções.
Uma crise cria demanda por notícias, mas, especialmente em tempo de guerra, a livre circulação de notícias não é permitida, e o lugar delas é ocupado por boatos. As pessoas precisam compreender as crises que estão vivendo, e os boatos oferecem explicações vívidas e memoráveis e atribuem a responsabilidade pela fome ou pela peste a indivíduos ou grupos odientos…

Quando começam a se espalhar, as histórias talvez não sejam muito sensacionais, mas à medida que circulam são adaptadas, consciente ou inconscientemente, e assimilam formas comuns aos boatos do passado. Os elementos do boato que os ouvintes recordam e transmitem aos outros dependem de seus interesses, preconceitos e ansiedades. Assim, as personagens da trama se transformam em estereótipos, especialmente vilões estereotipados, e a história se torna um mito. E muitas vezes fazem com que coisas aconteçam…

Desde a popularização da Internet, boato é o que não falta. Também não falta quem acredite neles, e continue a divulgar e espalhar as histórias às vezes engraçadas, às vezes bizarras…
A ênfase em conspirações poderia ser descrita como "paranóica", mas apenas no sentido mais amplo do termo, que abarca sua presença entre as pessoas normais. Um boato também poderia ser descrito, de forma igualmente apropriada, como tentativa de solucionar um problema. Os boatos continuam a ter um papel muito importante na vida quotidiana de pessoas educadas e em sociedades modernas, quer circulem por telefone, e-mail ou nas páginas do jornal diário.

1 comentário:

wednesday disse...

O problema é sempre saber por que bocas já passou o boato... Imagina quantos detalhes e desejos não estão já incluídos!