segunda-feira, 28 de abril de 2008

Prevenção

O dia 28 de Abril é comemorado anualmente em todo o mundo como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Por terras lusas é denominado por Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho.
A efeméride tem como objectivo homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

Acidente de trabalho é o sinistro, entendido como acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho e produza lesão ou perturbação funcional ou doença que, por motivo de trabalho, resulta na morte ou incapacidade (redução na capacidade de trabalho ou de ganho), temporária ou permanente, do trabalhador…

Sempre ouvi que “mais vale prevenir do que remediar” e “todo o cuidado é pouco”…
E todos nós temos o direito à prestação de trabalho em condições de segurança, higiene e saúde, através da prevenção de riscos profissionais e a promoção da saúde dos trabalhadores…

Prevenir é colocar em execução de medidas em todas as fases da actividade laboral, destinadas a assegurar segurança, higiene e saúde no trabalho e evitar acidentes dependem directamente do tipo de actividade exercida, do ambiente de trabalho e da tecnologia e técnicas utilizadas.
O melhor modo de prevenir os acidentes de trabalho é a informação, além da participação, organização e fundamentalmente a consciência dos trabalhadores ao depararem-se com determinadas situações no seu local de trabalho.
É importante adoptar, tanto quanto possível, comportamentos que minimizem os potenciais atentados à segurança de cada um. Assim, chama-se a atenção para as condutas a adoptar e / ou a evitar…

2 comentários:

Gi disse...

Pensei em ti e na Thunderlady quando ouvi que hoje era o DIA!
Boa semana para ti ;)

wednesday disse...

Tenho pena é que em Portugal e por experiência própria se pratique antes a política do esconde e do distorce...