quinta-feira, 17 de abril de 2008

Agir

Todas as nossas acções são fruto das circunstâncias e das nossas características…

As nossas acções encontram-se enquadradas pelo "conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam" o nosso comportamento…

As nossas condutas são regidas por aquilo que ditamos e acreditamos, por aquilo em que fomos educados e ensinados a acreditar, ou aprendemos a acreditar… São critérios utilizados nas nossas escolhas e decisões… E impostas por nós a nós mesmos…

Quando não encontramos justificação, nem explicação às condutas que realizamos, estas correm o risco de serem colocadas à margem e esquecidas… Mas quando são os outros que nos impõem regras!?
As nossas acções também se encontram enquadradas pelas instituições em que fazemos parte, pela sociedade em geral, pela lei…
As condutas são reguladas por regras sociais de convívio que buscam, muitas vezes, o respeito… Mas também nos obriga a condutas contrárias à nossa própria natureza, em prol de objectivos exteriores a nós… Quando agimos em desconformidade com a nossa consciência, por imposição de outros…
Será que estamos a "vender" a nossa integridade? Ou apenas a ser bem-educados? Ou "a decidir através de razões o que em cada momento é preferível fazer"? (Francisco Salvater)

1 comentário:

V. disse...

Ainda ando a matutar. Alhuma das opções será teimosia?

Difícil. Difícil não pensar, difícil não sentir a "venda", difácil achar o equilíbrio.