terça-feira, 29 de abril de 2008

Arroz

O arroz é, depois do trigo, o cereal mais cultivado no mundo e um dos mais antigos, sendo impossível determinar com exactidão a época em que se começou a cultivá-lo. Os historiadores acreditam que o seu cultivo é tão antigo quanto a própria civilização…

É uma planta herbácea pertencente à família das gramíneas. Essa planta necessita do calor e da humidade para crescer, mede de 30cm a 1,80m de altura, é liso e tem pontos de flores e hastes arredondadas e produzem os grãos de arroz. Existem inúmeras variedades de arroz…
Após a colheita o arroz é armazenado em silos, sofrendo o processo de secagem, quando atingir o grau de humidade de 12% o arroz esta pronto para ser beneficiado. É, então, descascado e passa por um polimento a fim de adquirir a coloração branca que estamos acostumados a ver. O engorduramento deixa-o brilhante e a desidratação ajuda a conservá-lo.
Quando os grãos são apenas descascados temos o arroz integral.

A tigela de arroz é o prato principal para mais de metade da humanidade. Não devemos criar alarmismos, mas sempre que oiço na “crise do arroz” que pode provocar o aumento do preço dos restantes cereais e dar origem a uma crise alimentar de dimensões incalculáveis…
Eu fico alarmado…

3 comentários:

Gi disse...

E é para ficares, amigo!
A Gi, além da energia solar, só se move à custa de muito arroz.
Eu como arroz, logo blogo!
Fora de brincadeiras, para mim esta crise é realmente um tsunami silencioso.

Anónimo disse...

E porque não continua o nosso País a cultivar arroz? Temos solos fantásticos para o cultivo, temos desempregados e muitas mãos que comem à nossa conta e que deviam produzir para nós.. então, porque poderemos vir a ter falta de arroz?!!!!!!
O arroz Carolino, não é uma produção tipicamente Portuguesa?
Alô Ribatejo os consumidores de arroz esperam o vosso contributo......

V. disse...

Eu já ando alarmada há uns tempinhos. Na altura acharam que eu estava tótó. Mais valia, mais valia!