domingo, 13 de abril de 2008

Consciência

Nada nos obriga a ter apenas uma alternativa. O exercício da liberdade exige reflexão e, também, tempo… Por isso, a reacção é diferente da acção, visto que, a primeira é imediata face a um estímulo…

A liberdade e a responsabilidade são parâmetros essenciais na construção de um indivíduo como pessoa, visto que é através da liberdade e da responsabilidade que um sujeito é capaz de se tornar efectivamente autónomo…
De facto "a liberdade sem responsabilidade constitui arbítrio e é incompatível com a dignidade. A responsabilidade sem liberdade constitui sujeição ou servidão, o que é também incompatível com a dignidade" (Pedro Pais Vasconcelos).

Então, se não agirmos livremente, não podemos assumir totalmente as consequências dos nossos actos. Só o sujeito capaz de optar e decidir racionalmente, com consciência é capaz de assumir as causas e as consequências da sua acção.
Consciência é a capacidade de julgar as nossas próprias acções, decidindo se são correctas ou não, escolhendo os nossos caminhos na vida…
Só tem sentido julgar moralmente a acção de uma pessoa se essa acção for praticada em liberdade…

Sem comentários: