segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Medo


O medo é um tipo de emoção em que todos procuramos evitar, alterar (quando possível) ou suprimir o objecto que o suscita. Não se trata apenas de uma percepção, pois o medo está também ligado a um objecto específico (físico ou imaginário, nominado ou inominado), em relação ao qual, aquele que o sente manifesta certas convicções e certos sentimentos associados e, eventualmente, reacções físicas e acções.
Existem distintas variedades de medo, assim como existem diversas crenças sobre o que o provoca e porque o provoca.
Dada a multiplicidade de objectos do medo, é pouco plausível concluir que este seja, enquanto tal, irracional. Por vezes, o medo está do lado da razão e da prudência, como forma de contrariar os impulsos irracionais. É um ingrediente de virtudes como a coragem, e de defeitos como a cobardia.

Sinto medo, tanto do que me aconteceu como do que virá a acontecer, do que me está próximo como do que está distante, do que me pode eventualmente suceder como do que me está a acontecer realmente...
Sinto medo, todos os dias e enfrente-os todos os dias...
Mas é nos teus braços que me sinto seguro, e todos os medos dissipam como nunca tivessem existido...

Sem comentários: