sábado, 24 de novembro de 2007

Acidente

Para o povo africano azande não existem acidentes. Isto não sugere apenas que tudo seja considerado predeterminado na sociedade azande, mas que é possível traçar sempre uma linha de responsabilidade entre o infortúnio e a intenção humana.

Na cultura ocidental, os acidentes são, obviamente, comuns.
Um facto acidental é necessariamente atribuído a uma concatenação invulgar de acontecimentos, a uma falha de qualquer tipo de sistema ou, simplesmente, a um azar. Porém, a atribuição do infortúnio a factores e forças impessoais está sempre em tensão com a vontade de imputar a responsabilidade a qualquer agente humano.

«Acção divina» ou «Providência» são componentes claramente insatisfatórios (e pouco frequentes) da descrição de acidentes. O risco é a entidade caprichosa e difícil de controlar, mas é algo que se pode calcular racionalmente, em termos de probabilidades matemáticas. Acreditamos mesmo que pode ser reduzido por intervenção humana. Mas é com o risco que partilhamos, a cada momento, o nosso quotidiano... E quando insatisfeitos com a nossa existência, é o risco que alguns procuram...
_______________

concatenação
do Lat. concatenatione
s. f.,
acto ou efeito de concatenar;
encadeamento;
ligação;
conexão.


In http://www.priberam.pt/

Sem comentários: