segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Aceitação

Aceito minha sorte… Ou estou a desistir de tentar…
Supero minha ira e depressão, mas encontro-me quase vazio de sentimentos e, em muitos sentidos, como no pólo oposto da negação. Na verdade, tal como a negação, a aceitação tem inúmeras variantes, que vão da resignação à cedência, a condescendência, ao acordo, à aprovação e mesmo à expectativa.
A negação corresponde ao acto de deixarmos as coisas fora de nós; de manter fora da consciência a dor, o significado ou a realidade de uma perda.
No desenvolvimento das estruturas defensivas do ego, das mais primitivas e globais às mais flexíveis e desenvolvidas, a negação esta no extremo da escala das mais primitivas, por se tratar de uma defesa do ego contra a aceitação, o reconhecimento e a integração de uma perda.
Interiorizo ou rejeito o que já foi e prossigo minha marcha? Nego ou aceito meu destino, meu triste fado?
Mas continuo… Não desisto...

1 comentário:

V. disse...

Por vezes a fácil aceitação é sintoma que a negação a seguir vai dar forte e feio.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Eu digo "não" à negação e à resignação. Apologista da dúvida permanente.

;)