quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Relatório

O principal é o seu conteúdo, os fundamentos e decisões…
Mas, como redigir um relatório que interesse às pessoas e as influencie?
São inúmeras as dicas sobre o estilo e apresentação que precisamos ter conhecimento para preparar e criar relatórios que irão informar, impressionar, convencer e persuadir os seus leitores. Truques que passam pela capa, os índices e anexos do relatório… E até mesmo da sua própria encadernação…

Utilizo, basicamente, a mesma forma… Identifico os interessados e o objecto do relatório, ao fixar as questões que cumprem solucionar. Seguem-se os fundamentos, nos quais são discriminados todos os factos relevantes… Termino com a apresentação de decisões, recomendações e medidas a aplicar, com base nos fundamentos apresentados…
No final, é assinado e datado…

Juntamente, são adicionadas fotografias, imagens, esquemas, documentos e exemplos que ajudam a reforçar os fundamentos, as decisões e recomendações… Aumentam o impacto que o relatório causa e convence os seus leitores…
Acrescenta-se a pressão de rectificar todo o texto, aclarar e esclarecer o seu sentido, para suprimir contradições, ambiguidades (duplos sentidos) e obscuridades (ininteligibilidade)…
O objectivo, é que todos que lêem o relatório, o compreendam…

Depois de todo o trabalho e pressão para o entregar, é quase sempre devolvido…
Ou porque apenas me esqueci de datar e assinar o maldito relatório…

PASSA AÍ…
Ou porque consideram que há oposição entre os fundamentos e as decisões, ou mesmo falta de fundamentação para as decisões apresentadas… Ou, ainda, porque consideram que não respondi às questões apresentadas, ou respondi a questões que não foram colocadas…
LEIAM COM ATENÇÃO…

1 comentário:

V. disse...

Foi a primeira vez que te li "caps lock"...

Nem me fales de relatórios... please!!