domingo, 10 de fevereiro de 2008

Esquecimento

Como esquecer?
Como esquecer quando não se é um caso clínico com uma doença degenerativa do foro neurológico? Como esquecer quando não se trata da perda da capacidade em reter ou evocar memórias?
Sinto-me incomodado pelas minhas falhas de memórias que me levam a esquecer compromissos, eventos e até mesmo, pensamentos… Então, porquê? Porque esqueço?

Será uma debilitação dos traços de memória com o passar dos anos? Será a constante entrada de novo informação e conhecimentos que prejudicam a minha memória?
De facto, com o passar da idade temos mais dificuldade para lembrar de factos passados, porém essa dificuldade é mais intensa para com os factos recentes enquanto factos remotos marcantes, ainda que não recordados com frequência, podem ser lembrados facilmente e até mesmo em detalhe.

A falta de uso poderá provocar um enfraquecimento dos circuitos da memória, tornando cada vez mais difícil o acesso a essas informações. Mas encontro-me sempre a aprender algo novo…
Não será este constante fluxo de nova informação que interfere e aumenta a dificuldade em evocar informação guardada na memória?

Também é verdade que para que se possa reter na memória uma determinada informação, é necessário que nossa atenção esteja voltada para isso, que estejamos concentrados. Sem atenção, não há qualquer possibilidade de se guardar um conhecimento e sem guardá-lo, não há como recuperá-lo depois…
É porque sou distraído?

1 comentário:

João Mateus disse...

é realmente muito chato ter-se falhas de memoria, eu tenho imensas, por causa da epilepsia...