quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Novato

“Ninguém nasce ensinado”. Ao longo das nossas caminhadas aprendemos, com mais afinco o que nos permite alcançar nossos objectivos…
Trata-se de um processo contínuo e por vezes moroso, mas que também pode ser agradável e até mesmo, muito gratificante…
Mas teve um início…

Aquele momento em que ainda somos inexperientes e quase tudo é novidade…
A busca por impressionar os mais experientes causa-nos ansiedade, e as melhores tentativas são despreciadas como “sorte de principiante”… Mas também o medo de ser descoberta a nossa ingenuidade é origem de inquietude…

É o momento em que somos simples «aprendizes»…
No entanto, a experiência não é-nos completamente descortinada pelos outros. Também é necessário viver os acontecimentos para aprender… A vida é a grande fonte de experiência e sabedoria…

“Escuto e esqueço; vejo e recordo; faço e entendo…”

2 comentários:

wednesday disse...

Tens muita razão... Mas eu gosto de ir tendo alturas dessas na vida. Normalmente são significado de evolução. E gosto de aprender. E nada melhor do que aprender fazendo.

V. disse...

Dizes "Também é necessário viver os acontecimentos para aprender", eu creio que o segredo reside aí; é a vida que nos ensina através dos acontecimentos que se sucedem e esse sim, temos que aprender aidar com eles.
Por muito que aprendamos no meio académico, sem a experiência da vida de pouco ou nada vale tanto conhecimento. A vida é a melhor escola.