terça-feira, 8 de julho de 2008

Experiência

Quando vivemos um acontecimento… Quando pensamos nas causas e nas consequências dos nossos actos, como também na sua forma e conteúdo… Quando escolhemos, decidimos ou optamos racionalmente, quais os actos a praticar e realizá-los, sem qualquer coacção…
Podemos estar a obter conhecimento, desde que sejamos capazes de organizar e interpretar os estímulos que recebemos do mundo exterior… “Qualquer conhecimento vem a partir da experiência” (Émile-Auguste Chartier)…

“Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre demonstra algo” (Thomas Edison). Enquanto vivos não devemos temer em experimentar…
Tornamo-nos melhores!? Talvez…
Para que a experiência se torne num conhecimento é necessário reflectir sobre o que nos acontece. Passar do vivido para o pensado…
Por vezes “somos traídos pela nossa própria percepção e experiência” (Michel Eyquem de Montaigne)… Pela suposta habilidade e perícia que adquirimos ao longo do tempo…
O mundo que nos rodeia é repleto de surpresas e novidades…

De que valem a experiência e o conhecimento na velhice? (Jean Jacques Rousseau)… “Experiência é o que fica, depois de se perder tudo o resto”…
E fica tanto por aprender, por ver e experimentar…

Sem comentários: