terça-feira, 15 de julho de 2008

Condolências

Como transmitir à pessoa que sofre com a perda, a ideia de que estou a pensar nela?
Que compartilho do seu sofrimento… Que também tenho grande estima pelo finado e que também sentirei sua falta. Que estou à sua disposição caso precise de ajuda…

Uma mensagem concisa e objectiva… Quem sofre está demasiado preocupado e envolvido pela sua dor para discursos e longas cartas de condolências.
Como evitar lugares-comuns, ideias ou conceitos muito divulgados e repetidos e eufemismo do tipo “sono eterno”… “a vida continua”… “partiu desta para melhor”…
Seu objectivo, em breves palavras ou ao escrever uma carta, é ajudar a pessoa que perde um ente querido a enfrentar a sua perda.

Por isso, apenas deixo as minhas sentidas condolências:
- Deixou para sempre a nossa companhia, mas jamais dos nossos corações…

1 comentário:

V. disse...

Para mim vai ser sempre a ocasião em que nunca vou saber como dizer o que quero dizer.

Lamento.