domingo, 13 de julho de 2008

Escrita

Aprendemos a falar repetindo o que ouvimos… Apenas, mais tarde, começamos a verbalizar as nossas próprias ideias.
De Modo semelhante, aprendemos a escrever fazendo cópias e ditados… Depois aprendemos a resumir / explicar textos de outros por palavras próprias.
E finalmente, aprendemos a produzir textos com as nossas próprias ideias, através de poesia, prosa, textos jornalísticos, textos científicos, etc.

“A escrita é uma tecnologia, criada e desenvolvida historicamente nas sociedades humanas, podendo ser globalmente caracterizada como a ocorrência de marcas num suporte. Mesmo que, habitualmente, a função central atribuída à escrita seja a de registo de informações, não se pode negar sua relevância para a difusão de informações e a construção de conhecimentos.”
O dom da escrita está para além dos seus sinais e símbolos, está na sua capacidade de registar e expressar pensamentos, sentimentos e conhecimentos…
“Escrever é fácil: começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio coloca-se ideias” (Pablo Neruda).

Mas para escrever “bem” de modo a que outros que lêem, compreendam é necessário aplicar certas técnicas de redacção e regras gramaticais…
Para escrever “bem” precisamos de, pelo menos, aprender a escrever, através de leituras, aulas, debates, palestras…

Sem comentários: