quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cor

Cor é luz daí sua ligação íntima com a luz solar. Sem luz não há cor. As cores interferem em todos os campos de nossas vidas. Somos luz que vibra na mais baixa intensidade criando as condições exactas para que surja o corpo físico. As cores nos colocam em "contacto" com o mundo exterior, sendo assim, sentimos o mundo através da pele, nosso maior órgão dos sentidos, necessitamos desse "contacto" com o mundo exterior para obtermos uma melhor qualidade de vida. Para muitas patologias podemos usufruir dessa interferência natural.

As cores estão presentes em várias situações das nossas vidas: nos alimentos que ingerimos, nas roupas que vestimos, no ambiente familiar e no trabalho. Na natureza, atingem o seu maior destaque, com o brilho da Primavera e a luminosidade do Outono. A presença das cores é sinal de alegria, descontracção, saúde física e emocional. O uso das cores para o tratamento físico é conhecido como cromoterapia. Baseia-se nas propriedades terapêuticas de cada uma das sete cores do arco-íris. A importância das cores em interiores e sua influência em nossas vidas tornam-se evidentes quando lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos. A cor é um dos principais factores determinantes da forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite.

As cores, além de acrescentar à estética de tudo que no mundo que criamos, servem também para interferir, em nosso favor, no equilíbrio, contra o ataque de diversos males que atingem o corpo humano. Estamos todo o tempo susceptíveis às mais diversas frequências vibratórias da luz, que produzem reacções mentais e geram estados emocionais distintos; possuem qualidades específicas e produzem efeitos diferenciados: calmantes, repousantes, apaziguadores, refrescantes, excitantes e irritantes; geram bem-estar, aumentam ou diminuem emoções e provocam alterações fisiológicas e psíquicas.

Sem comentários: