Um jardim zoológico, também chamado de zoológico ou simplesmente zoo, é um local específico para se manter animais, selvagens e domesticados, que podem ser exibidos ao público.
Muitas vezes os zoológicos são criticados pelas pessoas que acreditam ser errado manter animais presos em cativeiro.
Mas devido a uma mudança de atitude e da mentalidade das pessoas, com os avanços da tecnologia, entre outros factores, está fazendo com que os zoológicos sejam mais sofisticados.
Espaços novos são projectados para simular o habitat natural, que além de favorecer o bem-estar do animal pode ser usado para aprender os costumes naturais do mesmo, pois ao simular o estado natural, o animal terá reacções naturais.
Os zoológicos possuem vários objectivos, dentre os quais estão a pesquisa, a preservação e a educação, sendo que a diversão o menos relevante. Assim os zoológicos têm o papel de proteger os animais em vez de explorá-los.
O Jardim Zoológico de Lisboa tem como missão desenvolver e promover um parque zoológico e botânico que opere como um centro de conservação, reprodução e reintrodução nos respectivos ambientes de espécies ameaçadas de extinção, através de investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental.
Paralelamente, além de se constituir em valioso espaço de pesquisa, a instituição alia à componente educativa uma dinâmica componente de entretenimento, com diversos espaços e actividades à disposição dos visitantes.
Como visitante, atrevi-me a receber um beijo de um leão-marinho, a sentir a textura da pele de uma serpente e surpreendi-me com a vista do teleférico…
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Seu blog é muito bom curti muito!
Enviar um comentário