sábado, 17 de julho de 2010

Contacto

O contacto físico transmite uma relação consciente ou inconsciente e pode desencadear alterações metabólicas e químicas no corpo, as quais ajudam a equilibrar. A estimulação táctil e as emoções podem controlar e aliviar a dor e assim nos proporciona uma sensação de alívio e bem-estar. O contacto físico é uma necessidade biológica. E qualquer problema de saúde se atenua bastante sob a acção do contacto físico, que induz a um estado emocional positivo que por sua vez, ajuda o corpo em seu processo de auto-regulação. Por meio do contacto físico, pode-se instigar à motivação para diminuir o medo, a frustração e a sensação de desamparo. Infelizmente, nossa cultura impõe limites rígidos a nosso comportamento nesse aspecto. O contacto físico funciona bem, quando empregado com a mesma sensibilidade e cautela observadas nos outros métodos terapêuticos.

Como o homem interage com a natureza e o mundo que o rodeia à sua volta através dos seus "sentidos", o que o coloca em "contacto" com o mundo exterior, ao observarmos a Natureza e o Sol podemos dizer que sentimos as cores, que nos chegam primeiramente pela visão. Interessante observar a importância das cores porque só então percebemos: como seria imaginar o mundo em branco e preto?


Ao observarmos a natureza sentimos toda a sua harmonia e equilíbrio na sua condição de possibilitar a vida para todos os seres vivos: os animais, os vegetais e os seres humanos. A associação da natureza (harmonia+ equilíbrio) com o Sol (calor, luz e energia), nos é vital permitindo que tenhamos as condições ideais para que o nosso organismo desempenhe plenamente as suas funções. Existe uma interacção constante entre a natureza, o homem e o sol criando um elo importante.

Sem comentários: