sábado, 8 de maio de 2010

Fluviário

A proposta foi: descobrir rios e lagos…
O projecto: uma viagem ao longo do curso de um rio, da nascente à foz…
Execução: visita ao Fluviário de Mora…

No Fluviário de Mora foi possível observar diferentes tipos de habitats e os seres vivos que neles vivem…
Foi possível conhecer espécies de água doce, algumas já desaparecidas dos rios portugueses, como o Esturjão, outras a necessitar de atenção urgente para continuarem a existir, como o pequeno Saramugo, e outras ainda e m situações menos delicada, mas todas elas necessárias ao equilíbrio dos ecossistemas.

O Fluviário é um conjunto de aquários, onde estão em exposição várias espécies de peixes de água doce e os cinco tipos de habitats existentes nos rios portugueses. O Fluviário tem quatro componentes: lúdica, turística, científica e ambiental.
O Fluviário tem o objectivo ambiental de repor as espécies, algumas já extintas, outras em fase de extinção. Desta forma, pode-se repor nos nossos rios várias espécies já extintas.

Aprendi muito… Que os peixes nunca dormem. Que uma rã quando coaxa em pleno dia é sinal de chuva. Que os cágados são mais antigos que os dinossauros. Que os peixes também vão à escola. Que as raias gostam de serem afagadas na barriga (para mim o momento alto da visita, não desprezando as lontras)…

Sem comentários: