quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tertúlias

O que são? E porque existem?
Trocar ideia sobre temas que fazem de nós seres pensantes… Pôr em actividade os neurónios nas questões, reflexões e provocações filosóficas…

O que vejo?
Grupos de pessoas ignorantes, desocupadas, a proferirem asneiras em tom coloquial…
A discutir preocupações passageiras que em nada contribuem para o desenvolvimento do grupo, nem da sociedade… Dar à língua, contar o último mexerico, tornaram-se de longe mais importantes.
Mas mantém a coesão do grupo, mas só do grupo… Mas a sociedade acabará por reflectir esses comportamentos…

O que aconteceu àqueles desocupados que, aparentemente, nada faziam além de conversar? As mesas são substituídas por balcões em que somos rapidamente atendidos e despachados… Os bancos de jardim, desaparecem…
"Não é a minha posição na sociedade que faz o meu bem-estar, mas sim as minhas ideias, e estas posso trazê-las sempre comigo… Só elas são minhas e ninguém me as pode tirar." (Alain de Botton, in «Status e Ansiedade»)

Sem comentários: