sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Misantropia

Eu expresso uma antipatia geral para com a humanidade e a sociedade, mas possuo relações normais com indivíduos específicos (familiares, amigos, companheiros, por exemplo). A minha misantropia é motivada por sentimentos de isolamento e alienação social, e também, simplesmente, pelo meu desprezo pelas características prevalecentes da humanidade/sociedade.

A misantropia não implica necessariamente uma atitude bizarra em relação à humanidade. Um misantropo não vive afastado do mundo, apenas é reservado (introvertido/tímido fundamentalmente) e, é precisamente por este facto que é habitual serem poucos os meus amigos ou pessoas que estabeleçam um vínculo afectivo comigo. Olho para todas as pessoas com desconfiança, e é frequente serem feitos "juízos de cálculo" de cada um que se aproxime, embora muitas vezes não o demonstre. Não gosto de grande agitação ao meu redor, pois não me sinto confortável diante de muita gente, preferindo ficar por casa a sair para locais de diversão.

Não desprezo, nem transgrido as normas da sociedade. Mas, tendo a ser bastante sarcástico/irónico nas observações que faço.
Podem ocorrer frequentes mudanças de humor: ora feliz, ora melancólico, o termómetro do estado de espírito fica descontrolado, oscilando constantemente. Normalmente sou perfeccionista no que gosto de fazer e no que me comprometo a fazer.
Apesar da antipatia, não deixo de procurar inter-agir com os outros…

Sem comentários: