sábado, 4 de setembro de 2010

Gambozinos

O meu choque e estupefacção
Sempre considerei que os gambozinos seriam seres míticos e imaginários do folclore tradicional, com a intenção de enganar e troçar dos mais incautos e ingénuos.

A verdade é que existem?! No Departamento de Zoologia e Antropologia da Faculdade de Ciências é possível encontrar um aquário com gambozinos. "São peixes que foram introduzidos em Portugal para destruir larvas de mosquitos. Mas agora estão a surgir problemas, porque deixou de ser uma espécie remediadora, e passou a ser uma espécie destruidora que anda a destruir outros ecossistemas" (João Carneiro).
O nome original do peixe, de facto, não é gambozino. O nome surgiu por associação à denominação em latim Gambusia Holbrooki.

A gambúsia é muitas vezes confundida com o mítico gambozino. Vocábulos semelhantes estão na origem de tal confusão. Contudo, se a gambúsia é uma invasora que dificilmente se vai conseguir erradicar, o gambozino, por mais que seja procurado, nunca é encontrado. "Gambozinos ao saco!" é uma expressão que quase todos já ouviram. No entanto, não há registos de quem já os tenha visto. Para além do nome, os gambozinos em nada estão relacionados com a gambúsia.