quinta-feira, 4 de março de 2010

Vivaldi

Numa biografia poderemos conhecer um pouco do percurso de vida de Antonio Lucio Vivaldi.
Nascido na carnavalesca Veneza a 4 de Março de 1678. A cidade italiana – conhecida pelas suas máscaras coloridas, gôndolas românticas e canais melancólicos - influenciou a sua obra.
A música instrumental do barroco tardio deve a Vivaldi muitos de seus elementos característicos. Seus concertos foram tomados como modelos formais por vários compositores, inclusive por Bach.

De sua obra conservam-se um grande número de concertos, sonatas, motetos, oratórios, serenatas, árias, cantatas e óperas. Apesar da fama que gozou em vida, Vivaldi tal como muitos outros compositores da época, terminou a sua vida em pobreza. As suas composições já não suscitavam a alta estima que uma vez tiveram em Veneza; gostos musicais em mudança rapidamente o colocaram fora de moda… Foi esquecido com o advento do classicismo.

Mas a sua música, para minha sorte, viria a sair da obscuridade…
Na sua música reconheço a sua sensibilidade e génio…
A sua música transmite à minha alma alegria e amor pela vida… Em simultâneo, dá-me serenidade e calma que me permite prosseguir o meu dia sem ficar irritado…
Quando escuto, sinto que me encontro num lugar distante… No cimo do monte a ouvir os pássaros, com o mar como pano de fundo…